quinta-feira, 7 de maio de 2015

MILHARES PROTESTAM PELA SAÍDA DO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO PARANÁ

Depois da repressão da polícia aos atos contra os professores na última quarta-feira - dia 06/05/2015 -, que feriu centenas de vítimas, um novo protesto de servidores estaduais foi convocado para esta terça-feira, em Curitiba. Desta vez os manifestantes, liderados por profissionais da educação, pedem a saída do secretário de Segurança, Fernando Franceschini, e da Educação Fernando Xavier Ferreira. Entoando coros como "eu quero ver, se vai cair, o secretário que mandou nos agredir!". "Senhor Traiano {Ademar Traiano, presidente da Assembléia}, eu tô na rua, para dizer que a Assembléia não é sua"; o grupo começou a se concentrar na praça 19 de Dezembro às nove horas da manhã. A caminhada rumo à Assembléia, no Centro Cívico da cidade, onde ocorreram as agressões aos manifestantes no último dia 29 pp, reúne entre 10.000 (segundo a PM) e 25.000 pessoas (segundo os organizadores).

A ação policial ocorreu quando os professores e servidores estaduais protestavam contra a votação da mudança na previdência estadual que tiraria benefícios dos funcionários públicos, segundo os manifestantes. A Assembléia foi cercada por uma grade, e alguns manifestantes mascarados tentaram derrubá-la, o que provocou a reação da polícia por uma hora ininterrupta. Os manifestantes de hoje ocuparam as ruas em solidariedade aos 217 feridos por estilhaços de bombas, balas de borracha, agressões á cassetete, jatos de água, gás lacrimogênio, spray de pimenta e até mesmo por mordidas de cães da raça pitbull, utilizados pelos policiais na ação.  O governador Beto Richa também foi alvo dos protestos . "O Beto vai ganhar uma passagem pra sair do Paraná, não é de carro nem de trem nem de avião, é com deputados, no camburão. Fora Beto ladrão!"

No último domingo, durante o final do campeonato paranaense de futebol, 25.000 torcedores gritaram em coro "Fora Beto Richa", em solidariedade aos professores. Para o presidente da Associação dos Professores do Paraná (APP) Sindicato, Hermes Silva Leão, a permanência de Franceschini no cargo é insustentável. "É inadmissível que um secretário de Segurança que defenda a ação violentíssima, vista pelo mundo todo na quarta-feira passada, continue no cargo". A ação da policia foi criticada pela Anistia Internacional, como "uma agressão à liberdade de expressão e ao direito à manifestação pacífica". Ela pede também a queda do atual responsável pela pasta de educação no Estado. "É um homem despreparado, de perfil técnico, que está a quatro meses falando de cortes sem nenhum olhar pedagógico, e se recusa a debater com o movimento e sindicatos.

Estamos abrindo campanha pela queda de ambos, e não aceitaremos bodes expiatórios", declarou a "Anistia Internacional". Nesta tarde uma nova Assembléia geral do APP Sindicato, entidade representativa dos funcionários da rede pública de ensino, decidiu manter a greve, que já dura nove dias. A ação policial no Paraná ganhou, repercussão internacional e tornou-se fonte de desgaste para a popularidade e para a imagem do governador tucano Beto Richa.

Fonte: Publicada por Germano Assad, no El País.           
            Instituto Humanitas Unisinos
Postado por Livre para Voar em 07/05/2015 às 22:12 horas     

Nenhum comentário:

Postar um comentário