sexta-feira, 29 de maio de 2015

ENTENDA POR QUE O BRASILEIRO MARIN FOI PRESO NA SUÍÇA A PEDIDO DOS EUA

José Maria Marin, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), foi detido na manhã de quarta-feira  (27)  em Zurique, na Suíça junto com outros oito dirigentes de futebol. O pedido para as prisões foi feito pela Justiça dos Estados Unidos, que investiga uma rede de suborno na escolha das sedes das eleições da Copa do Mundo em 2018 e 2022. Ele deveria ser extraditado para os EUA, onde será julgado. A rede de corrupção pode existir há pelo menos 24 anos. A justiça dos EUA já havia pedido ao governo brasileiro, há alguns dias, a detenção de Marin. A ordem foi imitida assim que o FBI e a do país concluíram o indiciamento. O alerta da  Interpol chegou a ser imitido, mas o cartola não estava em território brasileiro e, por esse motivo a prisão foi efetuada na Suíça, que também recebeu o alerta.

As autoridades suíças não têm o histórico de colaborar com investigações e podem, inclusive, recusar a extradição de acusados por crimes fiscais. Mas por se tratar de um crime comum e pelo fato do departamento da Suíça também estar investigando a Fifa por corrupção e lavagem de dinheiro, o país uniu forças com os Estados Unidos na operação. A ação da Justiça norte-americana tem como fundamento o fato de que a lei do país dá ao Departamento de Justiça autoridade para investigar estrangeiros que vivem no exterior caso estes tenham alguma ligação com o país. Esta conexão pode ser identificada a partir do uso de serviços a bancos ou até provedores da internet norte-americana. No caso da investigação da Fifa,  as autoridades do país entenderam que foram cometidos e preparados três crimes nos Estados Unidos, com pagamentos realizados por meio de bancos americanos. 

Quatro pessoas se declararam culpadas estando colaborando com as investigação, em uma espécie de delação premiada. Entre elas estão empresário José Hawilla, dono e fundador do grupo Traffic, um conglomerado de marketing esportivo responsável por diversas negociações de direitos de transmissão. Hawilla também é dono da TV Tem, afiliada da TV Globo. Há suspeitas de que o esquema de corrupção funcionou por 24 anos, mas o inicio das investigações ocorreu por suspeita de fraude na escolha da sede das copas do mundo 2018,na Rússia e 2022 , no Qatar. Os Estados Unidos eram o principal candidato para sediar o mundial de futebol em 2022. As suspeitas de corrupção na  Concacaf ( Confederação de Futebol das Américas Central e do Norte)  fizeram com que o FBI entrasse na investigação.

"A acusação alega que a corrupção é desenfreada, sistêmica e profundamente enraizada tanto no exterior como aqui nos Estados Unidos", disse a procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch. Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, eventos como os jogos da  Eliminatórias da Copa no Concacaf, a Copa Ouro, a Concachampions, Copa América  e a  Copa Libertadores irregularidades na escolha da sede da Copa 2010, na África do Sul. A presidente o Brasil, Dilma Rousseff, que está em visita ao México, comentou as prisões: "acredito que toda a investigação sobre esta questão é muito importante, acho que ela vai permitir uma maior profissionalização do futebol. Não vejo isso como isso pode prejudicar o futebol brasileiro, acho que só vai beneficiar o Brasil"

A mandatária defendeu a investigação de eventuais desvios na Copa do Mundo no Brasil em 2014  e também de outros mundiais. " Acho que se tiver que investigar, investigue todas as Copas, todas as atividades. Isto vale para todos, vale desde a (Operação) Lava Jato até essa prisão, há que investigar, não vejo por que não".

Em comunicado oficial, o presidente da Fifa, Joseph  Blatter afirmou que as investigações começaram por ação da própria entidade. "Enquanto muitos estão  frustrados com o ritmo da mudança, eu gostaria de frisar as medidas que tomamos e que continuaremos a tomar. De fato, essas ações tomadas pelo Escritório da Procuradoria Geral da Suíça foram iniciadas depois que nós apresentamos um relatório às autoridades suíças final do ano passado, explicou.
Fonte: reportagem da Opera Múndi, atualizada em 29/05/2015.
     
           Postagem de Iracema Alves - jornalista Cadeirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário