O dono da Empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, disse a procuradores da Operação Lava Jato que doou R$ 7, 5 milhões para Campanha de reeleição de Dilma Rousseff. A Empreiteira afirma que a ação foi feita pelo fato de temer prejuízos em seus negócios na Petrobrás caso ajudasse o PT. As informações são da Folha de S. Paulo. De acordo com Pessoa, o auxilio da Empresa foi tratado diretamente com Edinho Silva, tesoureiro da Campanha de Dilma e, hoje, Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência. Pessoa está preso desde novembro de 2014 e hoje cumpre regime domiciliar. Tenta negociar com o Ministério Público federal (MPF) uma redução de pena desde Janeiro pp, ajudando nas investigações.
O empreiteiro conta ter encontrado com Edinho a pedido de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, apontado como principal operador do partido no esquema de corrupção descoberto na Petrobrás. Atualmente Vaccari está preso em Curitiba (PR) segundo registros do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, as doações à campanha de Dilma foram feitas legalmente. Ao todo, foram três contribuições: duas em agosto de 2014 e uma em outubro do mesmo ano, dias antes do segundo Turno Eleitoral. Se Pessoa fechar acordo de delação premiada com os procuradores, terá que oferecer provas ao Ministério Público e à Polícia Militar Federal, além de detalhar suas denúncias em depoimentos.
O empresário também declarou aos procuradores que fez contribuições clandestinas para as Campanhas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição de 2006 e do atual prefeito de São Paulo - Capital Fernando Haddad - também do PT- em 2012. Por meio de caixa dois, Pessoa afirmou ter doado R$ 2,4 milhões à campanha de Lula. A quantia teria saído do exterior por um fornecedor de Consórcio formado pela UTC Construtora com as Empreiteira Queiroz Galvão e foi entregue em espécie no Comitê do PT. O Partido dos Trabalhadores (PT) rejeita as acusações de Ricardo Pessoa e afirmou, em nota, que todas as doações à Campanha de Dilma foram feitas de acordo com a legislação eleitoral.
Fonte: Folha de S. Paulo
Postado por Livre para Voar em 10/05/2015 às 12:29 horas
" O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e, as pessoas idiotas, cheias de certezas"
Nenhum comentário:
Postar um comentário