terça-feira, 5 de abril de 2016

A SAGA DA PARAOLIMPÍADAS

 
 
 
 
 
 
Entre as  motivadoras manifestações que recebemos de nossa crônica - Olimpíadas, o maior espetáculo da Terra - destacamos a da mãe de um jovem deficiente físico. "Ele é quase um artista e também pratica esportes. Meu interesse é mesmo a divulgação mais ampla das paraolimpíadas, afirma a mãe". A primeira edição ocorreu em Roma. (1960) e desses jogos participaram somente atletas com deficiência física. O neurologista e o neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, é considerado o Pai dos Jogos Paraolímpicos. Embora com menor interesse comercial, esses jogos ganham em Espírito Olímpico a essência dessa singular competição, cujo berço encontra-se na antiga Grécia.   
 
Além da elevada performance técnica dos atletas paraolímpicos, eles revelam ao mundo lições exemplares de vida, que nos levam a uma profunda reflexão sobre como enfrentar desafios e superar limites, no nosso dia a dia. Basta uma pessoa estar fora dos padrões convencionais para sofrer as cruéis consequências dessa mundialmente conhecida chaga social. O preconceito segundo o gênio Albert Einstein (1879-1956) - "é mais fácil desintegrar um átomo do que o preconceito". A cor da pele, a etnia, a opção sexual, credo religioso, nível de escolaridade, faixa etária avançada, desemprego prolongado, aparência física, residentes em áreas de elevada violência ,baixa renda e limitação física ou mental. 
 
São alguns dos alvos preferidos pela discriminação. Falta de Consciência sobre respeito às diferenças. Precisamos estar atentos para não perdermos a nossa capacidade de nos indignar (e agir) diante das injustiças sociais. Esperamos que os Jogos Rio-2016 nos conscientizem, que os paraolímpicos são atletas de alto rendimento e que, fora do campo esportivo, devem ter oportunidades  (iguais) para que possam revelar e desenvolver o seu potencial. A principio da igualdade e referência bíblica  (Mateus 22, 36-39). "Mestre, qual é o grande mandamento da Lei? Responde-lhe Jesus: amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." 
 
Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é "amarás o teu próximo como a ti mesmo". Fator positivo encontra-se no Terceiro Setor segmento que, através das ONGs, apresenta excelente trabalho de inclusão social. 
 
Para nossa reflexão: "a célebre frase de Martin Luther King (1920-1968) "O que me assusta não é o grito dos maus, mas sim, o silêncio dos bons".
 
Texto de Faustino Vicente: Advogado, professor, Consultor de
           Empresas e de Órgãos Públicos. faustino.vicente@uol.com.br
 
           Postagem e Diagramação
           Iracema Alves
           Jornalista cadeirante
  
               
            
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário