segunda-feira, 25 de abril de 2016

PROJETO SOLIDÁRIO: VOLTA AO MAR EM CADEIRA ANFÍBIA'


 
 
 
 
"Chorei quando pude sentir o mar em meu corpo" a funcionária pública aposentada Lêda de Souza Braga, de 67 anos. Diagnosticada com a doença de Parkinson em 2009, passou a não sentir mais firmeza para entrar na água sozinha. Graças ao Programa Praia Acessível - que apresenta cadeiras de rodas "anfíbias" e uma equipe de funcionários -, ela tomou coragem e sentiu as ondas novamente na quarta feira dia 20/04/2016, em Santos. Lançado em 2010 pelo Governo do Estado, a iniciativa tem proporcionado a experiência  a idosos e deficientes físicos. "Em muitos casos, o convívio com o mar é até uma ajuda aos tratamentos", acredita o Secretário de Devesa da Cidadania de Santos, Carlos Mota.
 
O programa existe em 11 cidades litorâneas de São Paulo: São Sebastião, Ilhabela, Bertioga, Guarujá, Mongaguá, Caraguatatuba, Praia Grane, Itanhaém, Iguape, Cananeia e Mongaguá. E também em alguns municípios com praias como Avaré, no sudoeste do Estado. Em Ilhabela, no litoral norte, por exemplo, há 11 cadeiras "anfíbias" . De acordo com Prefeitura, elas ficam disponíveis todos os dias nas Praias Grande, Pedras Miúdas, Castelhanos , Armação, Bonete, Perequê  e  Garapocaia  (pedras do Sino). Em São Sebastião também no litoral norte, a reportagem encontrou cerca de dez cadeiras trancadas em uma sala, sem utilização, com sinais de deterioração, na quarta feira.
 
Procurada, a Prefeitura não respondeu ao Jornal Estadão (24/04/2016) Box - sobre o problema. Selo Azul: com 900 metros de extinção, a Praia do Tombo destaca-se positivamente na orla do Guarujá. As escadas estão bem conservadas e há rampas de acesso novas. Trata-se da única Praia urbana do País a contar com o Selo Azul, conferido pela ONG Internacional Fundação para Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês). Ali, a Prefeitura instalou rampas próximas aos sanitários, chuveiros ecológicos e esteiras de acesso. A Praia também conta com cadeiras  "anfíbias". Nos chuveiros públicos, há  temporizadores  -  em uma das medidas ecológicas adotadas. Seria um exemplo que deveria espalhar-se pelo litoral de Norte a Sul, Leste e Oeste do Brasil. Parabéns jovens pela sensibilidade e respeito aos diferentes. Somos todos filhos do Universo.
 
Fonte: V.E e  R.P - Por que assinar só as inicias, mesmo assim miúdas?
                  Um Abraço
 
                  Iracema Alves
                  Jornalista cadeirante.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário