sábado, 23 de abril de 2016

'ECONOMIST' DIZ QUE DILMA DECEPCIONOU O PAÍS, MAS QUEM QUER TIRÁ-LA DO PODER É PIOR....

 
 
 
 
 
 
 
"A traição do Brasil' assim que a revista britânica "The Economist" se referiu ao momento político por que passa o Pais em sua mais recente edição. Uma foto de Cristo Redentor de braços abertos erguidos, segurando uma faixa em que está escrito SOS, ilustra a capa da versão da revista distribuída para a América Latina desta semana. Na reportagem, a publicação diz que a presidente Dilma Rousseff "decepcionou" o Pais, mas classifica  como "alarmante" o fato de que as pessoas que estão trabalhando para sua saída serem "piores que ela". A publicação lembra que o PMDB, partido do vice Michel Temer, esta comprometido no esquema de corrupção da Petrobrás, assim como o PT de Dilma.
 
E cita o presidente da Câmara dos deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de envolvimento no esquema. A revista faz menção a adjetivos usados pelos deputados durante a votação do processos de abertura do impeachment na Câmara, no domingo passado (17/04/2016), para se referir a Cunha, como "gangster" e "ladrão". Segundo a "Economist", se Temer assumir a presidência em caso de aprovação do impeachment pelo Senado, deve trazer alívio econômico passageiro, já que "ele sabe como fazer as coisas em Brasília" e seu partido tem mais trânsito entre os empresários. . Mas não será a solução, pois "a corrupção está espalhada entre muitos partidos brasileiros". Segundo a revista 60% dos parlamentares são acusados de crimes. 
 
"O que é alarmante é que aqueles que estão trabalhando para a saída, de Dilma são, em muitas formas, piores que ela", diz a 'Economist'. "O fracasso não é apenas de Dilma. Toda a classe politica decepcionou o Pais por meio de uma mistura de negligência e corrupção. Os líderes do Brasil não ganharão de volta o respeito dos cidadãos nem vão superar os problemas econômicos a não ser que façam uma limpeza geral". A publicação volta  ao século XIX, quando o trabalho escravo era base da economia brasileira, para identificar as raízes da corrupção, e menciona a ditadura e o falho sistema eleitoral brasileiro,  que permite campanhas caríssimas e protege os políticos da prestação de contas à sociedade.
 
Esta é a terceira vez que a "Economist" estampa em sua capa uma foto do Cristo Redentor para se referir ao Brasil. Em setembro de 2009, o Cristo apareceu  decolando como foguete - sob a manchete "O Brasil decola"- em analogia ao crescimento econômico brasileiro em meio à crise global. Em setembro de 2013, o Cristo voltou a aparecer, desta vez caindo sem rumo, simbolizando o nó da economia e as diversas perdas sociais dele decorrentes. A manchete na época foi uma indagação: "O Brasil estragou tudo?"
Na edição desta semana, a publicação volta a tratar da "incompetência" de Dilma em seu primeiro mandato (2011 - 2014), o que teria levado o Pais a uma situação econômica "incomparavelmente pior".
 
FONTE: INFORMAÇÃO PUBLICADA NO JORNAL O GLOBO EM 21/04/2016.
               ATUALIZANDO A DATA: 23/04/2016   
 
IRACEMA ALVES
JORNALISTA CADEIRANTE 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário