sexta-feira, 18 de março de 2016

12 MARCAS SUSPEITAS DE FALSO APELO ECOLÓGICO NA EMBALAGEM, SEGUNDO O PROTESTE.

 
 
 
 
 
 
 
Reportagem publicada por EcoD, em 13/03/2016
 
 
Uma avaliação recente feita pela Organização Proteste de Consumidores constatou que algumas empresas ainda tentam seduzir seus clientes com falsos apelos ecológicos. Foram detectados 12 produtos suspeitos de utilizar ações de marketing que enganam consumidores quanto às práticas ambientais da companhia ou quanto aos seus benefícios ambientais. Foram pedidas providência ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por propaganda enganosa, para que obriguem as empresas a alterarem as informações das embalagens dos produtos. Ainda não foi marcada a data de julgamento dos casos, porém, o Conar instaurou processo ético em seis casos: Fósforo Fiat Lux, Ypê lava louças, Bombril Eco, Sacos de lixo - Embalixo, Fósforo Paraná e Guardanapos de papel Carrefour. 
 
Veja as principais irregularidades encontradas nestes produtos: Fósforos Fiat Lux: a embalagem informa ser "madeira 100% reflorestada", mas não tem o selo de certificado ambiental como o FSC ou Cerflor, Ipê lava louças: rotulagem destaca conter tensoativo biodegradável, como se fosse um diferencial do ponto de vista ambiental. Ao comparar o produto com equivalente de outras marcas, com a Limpol e a BioBrilho, foi observado que ambas possuem o mesmo ativo em sua composição, mas declaram isso sem chamar a atenção. Bombril Eco: se diz produto "100% ecológico," porém, deveria ser removido este termo de sua embalagem, segundo decisão do Conar ainda em 2013, após denúncia da Proteste.
 
O produto é degradável  e, além disso, há outros impactos ambientais gerados durante a produção. Também há outras esponjas com a mesma composição sem que se anunciem como "ecológicas". Sacos de lixo Embalixo: declaram se feitos de material reciclado, mas não informam a porcentagem relativa à quantidade de material reciclado na composição. Guardanapos de papel Carrefour: informa ser 100% de fibras naturais, o que já é comum a este tipo de produto e não cabe ser usado com diferencial para escolha do consumidor. Ainda assim as fibras, apesar de naturais, não representam nenhum tipo de beneficio ao meio ambiente.
 
Fósforo do Paraná: utiliza o termo "Ecológico" em destaque e declara como diferencial não ter enxofre em sua composição, quando outros fósforos no mercado também não têm (exemplo: Fósforo Fiat Lux). Além disso, alega utilizar madeira reflorestada sem apresentar selo de certificadora ambiental, como o FSC ou Cerflor. No Greeuwshing, a principal forma de convencer o consumidor é chamando a atenção para informações irrelevantes. São artifícios  que se aproveitam do aumento da demanda por produtos ligados à sustentabilidade do planeta, em decorrência do agravamento dos problemas ambientais. 
 
Papel Higiênico Personal: apresenta um símbolo com o termo" Ajuda a preservar o meio ambiente" sem fornecer nenhuma outra informação que justifique  este fato. Diferente do produto da marca Neve, que especifica no rótulo alguns dos processos de produção do papel e como faz para de fato preservar a natureza. Sabão glicerinado BioBrilho: na embalagem informa que "preserva o planeta", sem mais informações. De acordo com as normas, as auto declarações ambientais devem ser acompanhadas de explicações. os casos estão sendo analisados  pelo Conar. Contactada pela reportagem do programa Globo News, a maioria dos fabricantes citados reconheceu que precisa realizar ajustes em suas embalagens, sobretudo ao que se refere a oferecer informações mais fidedignas e detalhadas aos consumidores.
 
Segundo pesquisa da consultoria DOM  Strategy  Partners, que ouviu executivos de 223 companhias de grande porte no País, 61% das empresas comunicam seus planos para o tema de forma ineficiente ou oportunista, o que faz com que os funcionários não abracem a ideia e o público perca a credibilidade.
 
Fonte: Instituto Umanitas Unisinos. / Data atualizada 18/03/2016
 
           Postada por
           Iracema Alves
           Jornalista cadeirante 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


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