quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Primeiro Judeu

 
 
 
 
 
 
 
O primeiro judeu do Brasil foi um degradado, largado à própria sorte no litoral sul de São Paulo, em 1501, de nome Cosme Fernandes Pessoa, apelidado d "Bacharel" por sua grande cultura. Sobrevivei heroicamente no ambiente selvagem, tendi escapado da morte por índios canibais, por ter disparado a arma de fogo que trazia. Fundou primeiro povoado do Brasil, Cananeia e também Jureia, derivado de Canaã e Judeia. Criou um gueto de judeus degredados espanhóis, com um exército formado por 1000 índios,  grande parte deles seus filhos. Tinha esposa oficial filha do cacique local, mas outras namoradas, porque a poligamia era um costume nativo.
 
Como empreendedor, criou um estaleiro e porto, abastecendo navios que passavam pela região, vendendo água e suprimentos, assim como embarcações feitas no seu estaleiro. Foi o verdadeiro fundador da cidade de São Vicente, no litoral sul, tendo sido obrigado a sai de lá como a chegada da expedição de Martim Afonso de Souza, em 1531. Inconformado com a saída de São Vicente, refugiou-se em Cananeia, retornando à antiga cidade de onde fora expulso, para incendiá-la e saqueá-la, pois era contra Portugal e contra os cristãos novos portugueses, sendo um judeu resistente à assimilação (possivelmente o motivo de seu segredo).
 
Descobriu minas de ouro no litoral sul de São Paulo, região de Iguape, tornando-se o homem mais rico e influente do Brasil naquele tempo. Era um judeu rebelde ao domínio português, e acolhia espanhóis. As noticias de minas de ouro chegou ao conhecimento do rei de Portugal, por conta de dois traidores, que por inveja e cobiça, firmaram parceria com o monarca português, prometendo mostrar onde ficavam as minas de ouro do "Bacharel". Por conta disso, vieram juntamente com os dois traidores, um grupo de 80 portugueses a mando do rei, para irem até as minas do Cosme Fernandes, devidamente armados e equipados para explorar o valioso metal naquelas terras remotas do litoral de São Paulo.
 
Cosme Fernandes não perdoava traidores; numa emboscada indígena, todos os exploradores portugueses foram mortos, inclusive os que o traíram, tendo sido devorado pelo nativos canibais. Então, por que nos livros de história não  consta este degredado , sendo mencionado, erradamente, que o primeiro degradante do Brasil seria outro judeu, Diego Alvares, "O Caramuru", que chegou no Brasil décadas após "o Bacharel"? A resposta é simples: Não interessava falar de um judeu contra o reino de Portugal, mas de outro judeu, que embora também tivesse sido degradado, posteriormente tornou-se aliado de Portugal. assimilando-se como cristão.
 
Fonte: Dra. Carmem Nogueira 
 
"Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado; mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado"  Albert Einstein
 
Iracema Alves
Jornalista e gestora cadeirante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário