segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

 
 
 
 
 
 
    Dia 25 de Janeiro do ano 2017 a Cidade de São Paulo
    Completa 463 anos; Permanece Jovem e Atraente...  
 
Em meados do Século XVI os Henriques da Cunha Gago e Cristóvão da Cunha solicitaram uma "dada" de Terras no trecho entre o atual Largo do Paissandu e Avenida Ipiranga. Para chegarem mais facilmente ao terreno, eles abriram caminho que que sai na atual Praça do Correio, e subia até o atualizado Largo do Paissandu. Esse foi o embrião que deu início à atual Avenida. Mais tarde, no ano 1725, fora erguida a atual Praça Antonio Prado, a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Anos mais tarde, como era grande o número de pessoas que se dirigiam àquele Templo, a Câmara decidiu criar uma Rua desde a ponte do Acú (como era conhecida a ponte sobre o Anhangabaú) até a Rua São Bento e o Largo do Rosário, no alto.  
 
Essa ladeira ficou conhecida, como a ladeira Acú. Portanto, em meados dos anos setecentos, a futura Avenida já se delineada até as proximidades da atual Avenida Ipiranga. Devido as promessas para que as frequentes enchentes no Vale, não levassem como diversas vezes já ocorrera, a  nova ponte agora de pedra, fora recomendada em nome do Santo protetor das águas de São João Batista. Nome que afinal acabou se estendendo a todo esse caminho, depois rua e somente no início do século XX como Avenida. Conforme mostra o detalhe dessa planta em 1810 a "Rua São João", atual Praça Antônio Prado e terminava na antiga Rua Duque de Caxias, em 1920.
 
Seu término já era no cruzamento com a Alameda Glete, duas quadras a ser alargada, e em 1948 já como "Avenida" tomava as dimensões que atualmente, com sua união entre a Alameda Glete e a Praça Marechal Teodoro. Em 1967 os bondes deixaram as circuladas por ali (e em toda cidade). Em 1970, a última grande modificação: a construção do Elevado Costa e Silva, o popular "Minhocão", sobre suas quadras finais. Vejamos a seguir os primeiros registros pictóricos da então "Rua São João." Em 1866, com a recente chegada da fotografia ao Brasil, começam a surgir as primeiras fotos da cidade.
 
Aqui uma imagem tomada por Militão de Azevedo, em 1862, da "Ladeira de São João a partir de seu inicio no cruzamento com a Rua São Bento. Em 1890, uma foto na mesma posição, onde vê-se um bonde tradicional, saindo da Rua São José, atual Libero Badaró. Em 1922 como parte das festividades do Centenário da Independência, era inaugurado o Edifício Sede dos Correios, situado na esquina da São João com a então Praça Giuseppe Verde, que doravante seria renovada como Praça do Correio.
 
 

 
 
 Cinemas São João que entra no século XXI com calçadões e muita área verde. A mais famosa esquina da cidade, inspiradora de Caetano, na Canção "Sampa" Jô = São João e Ipiranga 871  a  955. Duas quadras antes, temos o Largo do Paissandu, e um local não menos famosos: a "Conhecida Galeria do Rick" (grandes lojas especializadas em discos, roupas, acessórios ligados à  Galera que curte estes ritmos musicais. A esquina com a Avenida Duque de Caxias é um dos mais antigos da Avenida. Foi erguido na década de 20. Neste ponto em que estamos, ao olharmos para trás vamos ter exatamente a visão oposta da que tínhamos do alto do Banespa: a Avenida no sentido bairro-centro. 
 



"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um grande prazer dividir um planeta e uma época com meu filho e os amigos verdadeiro que eu tenho.  (Fotos de Jorlandia Silva)
Autor: Carl Sagan

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário