terça-feira, 17 de janeiro de 2017

 
 
 
      
     "O Guarani" - Resumo da Obra de José de Alencar
 
 
  O romance tem sua ação desenvolvida na primeira metade do século XVII, iniciando-se no ano de 1604. Na primeira parte do livro, o narrador nos apresenta a D. Antônio Mariz, pai da heroína Ceci - Cecilia - , sendo este um fidalgo português que teria participado na fundação da cidade do Rio de Janeiro, em 1567. Ele havia permanecido no Brasil após a derrotas portuguesas sofridas no Marrocos. Assim, ele fixa-se no Rio de Janeiro em terras que foram oferecidas por Mem de Sá como retribuição a serviços prestados à Corte. A casa de Dom Antônio é construída tendo-se como modelo os castelos medievais europeus e ele passa a viver lá com sua família, criados e outros companheiros.
 
A propriedade fica localizada na Serra dos Órgãos, à margens do Rio Paquequer, um afluente do Rio Paraíba, e esse é o local é o local em que se dará a ação do romance. A propriedade de D. Antônio Mariz é organizada de acordo com os modelos coloniais portugueses e segue um código cavalheiresco de vassalagem medieval, sendo que os criados juram lealdade eterna a seu senhor. Assim o clima na propriedade é de um espírito patriótico e leal à Portugal. Lá habitavam, além da família, cavaleiros, aventureiros, fidalgos e até mercenários em busca de ouro e prata.
 
Esses eram liderados pelo ex-frei Ângelo di Lucca, que agora atendia pelo nome de Leredo. este era um homem desalmado que abusava da cordialidade de D. Antônio e planejava destruir a família desse e raptar a filha Cecilia. Porém, ela estava muito bem guardada pelo índio Peri, o herói da história. Ele havia salvado Cecilia de uma avalanche de pedras e conquistou a amizade e gratidão tanto da moça quanto de seu pai. Em certo momento, o filho  de D. Antônio mata uma índia da tribo aimoré por acidente durante uma caçada, o que deixa a tribo enfurecida e com sede de vingança. 
 
Então, dois índios aimorés vigiam Ceci enquanto a moça se banhava e se preparam para matá-la quando são mortos pelas flechadas  certeiras de Peri. Uma índia aimoré que viu todo o ocorrido relata os fatos para sua tribo e isso acaba desencadeando uma guerra entre a família de D. Antônio e os aimorés. Em paralelo a essa luta, Loredano continua em seu plano de destruir a família do fidalgo português e raptar Ceci. Porém, seus planos são sempre frustrados por Peri, que está sempre vigiando a moça. Além disso, tem-se  a personagem Álvaro, um jovem nobre apaixonado por Ceci, mas que não tem seu amor retribuído por ela.
 
Mais tarde, porém, Álvaro irá se envolver com Isabel, filha bastarda de D. Antônio e apresentada oficialmente como sendo prima de Ceci. A guerra com os aimorés vai ficando cada vez mais tensa e Peri resolve entregar-se a um ato heroico  de sacrifício. Sabendo que a tribo aimoré é antropófaga, Peri toma veneno e vai a lutar na própria aldeia aimoré.  Assim, após Peri morrer em combate, os índios iriam devorar sua carne envenenada e acabariam morrendo. Esta seria a única solução para a guerra, mas Álvaro o salva. Diante o desespero de Ceci ao saber de tudo. Peri resolve tomar antidoto e sobrevive. Álvaro acaba falecendo em combate e Isabel se suicida .
 
Algum tempo depois, Loredano trama a morte de D. Antônio, mas é preso e condenado a morrer na fogueira por traição. O cerco dos aimorés chega a um nível muito perigoso para a família do fidalgo e D. Antônio que pede a Peri para ele se converter no cristianismo e fuja com Ceci. Assim, os dois jovens fogem em uma cancã pelo Rio Paquequer  e ouvem ao fundo o castelo de D. Antônio pegando fogo, pois quando os índios invadiram a residência do nobre ele explodiu barris de pólvora matando todos. Após um tempo Ceci, que estava entorpecida com um vinho dado pelo seu pai, acorda e Peri relata a ela todo o ocorrido.  
 
Ela fica atormentada e resolve viver com Peri no meio da mata. A forte tempestade que estava caindo faz a água dos rios subirem perigosamente. Então, Peri arranca uma palmeira do chão e improvisa uma canoa. O romance termina com a imagem dos dois sumindo no horizonte. Ceci (Cecilia) filha do nobre D. Antônio Mariz, é uma moça linda, loira e de olhos azuis. meiga e suave, é a perfeita heroína do Romantismo. D. Antônio Mariz nobre português que fixa-se no Rio de Janeiro. Isabel filha bastarda de D. Antônio com uma índia é apresentada oficialmente como sobrinha do nobre. É morena, sensual e de sorriso provocante.
 
Dona Lauriana: esposa de D. Antônio Mariz. É uma senhora paulista egoísta e orgulhosa. D. Diogo Mariz filho de D. Antônio Mariz. É um jovem que passa seu tempo em meio a aventuras e caçadas. Loredano: ex-frei Ângelo di Lucca é italiano ganancioso e traidor de sua fé. Álvaro: capataz de D. Antônio Maris, é apaixonado por Ceci, mas acaba se envolvendo com Isabel.
 
Sobre José de Alencar:
 
José de Alencar nasceu em Fortaleza, Ceará, no dia primeiro de maio de 1829. Formado em Direito pela faculdade de Direito de São Paulo, teve intensa carreira politica como Deputado, Ministro e outros cargos. Em 1856 publica seu primeiro romance, "Cinco Minutos". Seguido por a "Viuvinha" 1857. Porém, é com o "Guarani"  1857, que José de Alencar torna-se um escritor reconhecido pelo público e pela critica. Vitimado pela tuberculose, faleceu no Rio de janeiro em 12 de dezembro de 1877. Sua Obra é dividida que quatro fases e é tida como uma das maiores Obras: Iracema - 1865, Ubirajara 1874 3 o Guarani, segunda faze, a dos romances históricos, temos "Minas de Prata 1874, 9vol. 2 -1866 e "Guerra dos mascates (vol. 1 ; 1873; vol. 2 1866). A terceira fase é a dos romances regionalistas e tem como representantes as Obras "O Gaúcho" 1870, "O tronco do Ipê 1871 e " Luciola" 1862. "Diva" 1864 e "A pasta da Gazeta" 1870.
 
Foi um enorme prazer reler e digitar "coisas" minhas. Desde pequena terminando minhas tarefas ia para a Biblioteca do Colégio buscar um romance brasileiro para ler no final de semana.
 
Iracema Alves
jornalista gestora cadeirante.  AH!  não esquecei estou me abastecendo para ser repórter.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário