domingo, 4 de dezembro de 2016

Coragem de Amar

 
 
 
 
 
 
 
Será que, para amar, é necessário ter coragem? A pergunta, a principio, parece sem propósito! Afinal é tão natural amarmos nossos filhos, ao companheiro, à esposa, que longe está a necessidade de ser ter coragem para isso. Porém, e se mudarmos a pergunta: para aprender a amar, é necessário ter coragem para isso?. Porém, e se mudarmos a pergunta: para aprender  a amar, é necessário ter coragem? Será que precisamos de coragem para aprender a amar aqueles que ainda não amamos?
 
Conta-se que Madre Teresa de Calcutá, ao abandonar o Convento, onde atuava como professora de jovens de famílias ricas, levou consigo apenas o hábito e as sandálias de religiosa, deixando tudo para trás. Ao final de sua existência, tinha mais de quatrocentas casas erguidas pelo mundo, em nome do seu amor ao próximo, entre Asilos, Orfanatos, Hospitais, Escolas. 
 
Certa feita, ao ser homenageada em uma solenidade, um dos convidados interpelou-a dizendo não saber como ela dispunha de coragem para fazer tudo o que fazia. E ela , tranquilamente, respondeu que não entendia como tantas cabeças coroadas tinha coragem de não fazer nada, frente a tanta miséria no mundo. Albert Schweitzer era um jovem músico, consagrado nas mais famosas salas de concerto europeias, quando decidiu abandonar a carreira musical e cursar medicina.
 
Sonhava ele ajudar o próximo e elegeu a carreira médica como ferramenta de auxílio. Deixou o conforto da fama e do reconhecimento ao seu talento musical para começar uma nova vida. Ao se formar, foi trabalhar no coração da África, numa região isolada e sem recursos.  Ao final de sua existência, havia sido reconhecido com um prêmio Nobel da Paz, e, em uma região onde nada havia, construiu um Hospital que se expandira para mais de setenta prédios, com quinhentos leitos para internamento.
 
Não são poucos os exemplos que encontramos de pessoas que, com coragem, optam por amar àqueles que ainda não amam. Jesus nos alerta que amar àqueles que nos são caros, até os maus o fazem. Porém, é necessário ir além. É necessário aprender a amar àqueles que ainda temos dificuldades em amar, que ainda não aprendemos a amar. Para esses, é necessário armar-se de coragem. Pois o amor ao próximo exige dedicação, esquecimento do orgulho, da vaidade, da presunção. 
 
Ou que se mostra arrogante e pretencioso, com falsas capacidades que não possui. Não há verdadeiramente um dia em nossa vida, onde não surja a oportunidade de aprender a amar. Aprendamos com Jesus, Mestre Maior de todos nós, que não devemos nos contentar com o amor na intimidade do lar ou no relacionamento do amor ao próximo, na oportunidade que a vida nos oferecer.
 
Redação do Momento Espírita
Em 28/11 2016
 
"O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho" Abraham Lincoln"
 
Iracema Alves
Jornalista e Gestora cadeirante
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário